Tratamentos para níveis altos de ALT e AST em gatos
Comstock/Comstock/Getty Images
Esteroides às vezes são necessários para o tratamento de doenças em gatos. Infelizmente, eles podem causar danos hepáticos consideráveis se não prescritos e administrados apropriadamente. Em alguns animais, esteroides podem causar danos, não importa com quanto cuidado eles são administrados. O veterinário pode fazer um exame de sangue em seu gato para verificar se há aumento significante de enzimas hepáticas, como a ALT (alanina aminotransferase) e AST (aspartato aminotransferase), se o gato precisar tomar corticoides.
Teste diagnóstico
Comstock/Comstock/Getty Images
Uma vez que altos níveis de ALT e AST são notados, o veterinário precisará fazer outros testes para confirmar danos hepáticos e para determinar a extensão dos mesmos. O médico decidirá quais exames serão necessários, baseando-se em sua experiência, no problema do gato e nos níveis sanguíneos das enzimas. Esses exames podem incluir um ultrassom, raio-X, contagem sanguínea, testes sorológicos (vários exames no soro sanguíneo), de tiroide e uma biópsia hepática.
Hospitalização
Jeff J Mitchell/Getty Images News/Getty Images
Muitos gatos com danos ou doenças hepáticas precisarão de cuidados especiais em um hospital, que incluem a administração de fluidos, oxigênio e medicações. Se o gato estiver demonstrando danos hepáticos leves, o veterinário pode executar tratamentos no consultório e depois deixar que o animal se recupere em casa.
Tratamento em casa
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Quando o gato estiver estável o suficiente pra ser liberado do cuidado, ele precisará de uma dieta de apoio, monitoramento de perto e atenção à administração das drogas prescritas. Tipicamente, uma dieta de alta qualidade e pobre em proteína é prescrita. Além disso, pode-se oferecer uma dieta apropriada sem comprar a versão prescrita, mas discuta as possibilidades com o veterinário e então siga o plano meticulosamente. Alguns médicos recomendam uma dieta orgânica para gatos com danos hepáticos. Provavelmente medicações serão necessárias, porém em pequenas doses e em uma agenda rígida. A falha ao administrar os medicamentos corretamente levará a um aumento dos danos já instalados no fígado do gato. Verifique as partes da casa cuidadosamente e jogue fora qualquer toxina, como plantas caseiras, venenos, medicamentos e alimentos que sejam tóxicos para o gato.
Considerações
Danos ou doenças hepáticas são um problema sério, mas o cuidado rápido e apropriado salva vidas. O fígado tem a habilidade de regenerar as células danificadas, então a recuperação é definitivamente possível. Por outro lado, o fígado é responsável por livrar o corpo de todas as toxinas, seja de alimentos, fármacos ou fatores ambientais, então deve-se sempre prestar atenção ao cuidado do gato. Mantenha o animal dentro de casa e o ambiente em que ele vive livre de toxinas. Notifique o veterinário se o gato não quiser comer, mesmo que por um dia.
Referências
Sobre o Autor
Jane Tyne began writing professionally in 2000. She has a varied background, from experience as a veterinary technician and behavioral trainer to training in art. Her writing focuses on animals, pet health, human health and nutrition, and decorating. She holds an Associate of Applied Science in electrical engineering technology.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images